g2h

level

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Principais lendas e mitos

 Algumas das principais lendas e mitos do Brasil e do mundo. Vamos ver quais são?


1. Curupira

A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras.


De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.


2. Iara

A Lenda da Iara é oriunda da região Norte. Ela conta a história de uma bela guerreira invejada por seus irmãos e que, por isso, resolvem matá-la. Sagaz, Iara consegue escapar dos irmãos e é ela quem os mata.


Com medo do pai, Iara foge, mas ele consegue apanhá-la e lançá-la no rio. Salva pelos peixes, Iara se torna uma sereia que seduz os homens deixando-os loucos.


3. Boto

A Lenda do boto tem origem na região Norte. Ela explica as gestações de moças solteiras, que são seduzidas por um rapaz bonito e educado, na verdade, o boto cor-de-rosa, que se transforma nas noites de lua cheia.


Depois de levar a moça para o rio e a engravidar, o boto a abandona, transformando-se novamente em animal na manhã seguinte.


4. Lobisomem

A Lenda do lobisomem, de origem europeia, tem várias versões. Uma delas conta a história de um homem que, por castigo divino, foi condenado a se transformar em lobo nas noites de lua cheia.


5. Mula sem cabeça

A Mula sem cabeça é uma lenda do Sudeste utilizada para prevenir as mulheres a não se envolverem com padres.


Tudo aconteceu quando uma mulher que se apaixonou por um padre terá sido amaldiçoada transformando-se em uma mula com chamas de fogo no lugar da cabeça.


6. Saci-pererê

Saci-pererê é uma lenda que tem origem na região Sul. A presença dessa figura lendária, conhecida por ter uma perna só, explica o sumiço de pequenas coisas, a troca de sabores nas comidas, entre outros mistérios.


Travesso, o Saci esconde os dedais das costureiras, troca os recipientes do sal e do açúcar para confundir as cozinheiras, e trança o rabo dos cavalos, tudo para confundir as pessoas.


7. Boitatá

A Lenda do Boitatá é uma lenda indígena que conta a história de uma grande serpente de fogo que é protetora das florestas, principalmente em caso de queimadas. Segundo a lenda, quem olhar para o Boitatá pode ficar cego e louco.


8. Cuca

A Lenda da Cuca tem origem no folclore galego-português e é conhecida em todo o Brasil. A Cuca, uma criatura com cabeça de jacaré, é usada pelos pais para convencer as crianças a dormir, ou senão serão levadas por ela.


9. Vitória-régia

A Lenda da vitória-Régia, originária da região Norte, explica como uma índia apaixonada pelo deus da lua afogou-se ao se debruçar para o rio para tentar beijar o seu reflexo. Comovido, o deus transformou a índia em uma planta aquática que ficou conhecida como "vitória-régia".


10. Caipora

Caipora, lenda conhecida em todas as regiões do Brasil, sem que se saiba qual a sua origem, narra sobre a criatura que tem a função de proteger a floresta. Para tanto, recorre a armadilhas e pistas falsas aos caçadores.


11. Bicho-papão

A Lenda do Bicho-papão, sem origem conhecida, fala sobre um monstro que amedronta as crianças desobedientes. O mesmo fica em cima do telhado à espera dos maus comportamentos para atacar as crianças e até mesmo comê-las.


12. Mãe-do-ouro

A Lenda da Mãe-do-ouro é típica da região Centro-Oeste. Ela conta como uma mulher protege jazidas de ouro e tesouros.


Segundo a lenda, um escravo chorou de tristeza no dia em que não encontrou ouro para levar ao patrão que era muito mau. Compadecida, a Mãe-do-ouro apareceu mostrando ao escravo onde encontrar ouro, mas com a condição de que ele não poderia revelar o local a ninguém.


Obrigado pelo patrão, que o mandou açoitar, o escravo revelou o segredo. Depois disso, o patrão dirigiu-se ao local acompanhado por vários escravos, onde todos morreram soterrados.


13. Mandioca

A Lenda da mandioca é uma lenda da região Norte que explica o surgimento de uma raiz nutritiva muito presente na culinária brasileira.


Mani, neta do cacique, era uma indiazinha muito estimada pela tribo e que tinha nascido sem que sua mãe soubesse como havia engravidado.


Tempos depois, a menina morreu deixando sua mãe muito infeliz, e todos os dias chorava no local onde havia enterrado a sua filha.


Aí, a terra começou a abrir e a mãe cavou na esperança de desenterrar sua filha com vida, encontrando, entretanto, uma raiz, a mandioca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google

Postagens populares