g2h

level

segunda-feira, 8 de março de 2021

Barba Ruiva - a lenda

 Barba Ruiva é um homem encantado que mora na lagoa de Parnaguá, no Piauí.


Ele é capaz de se transformar em menino, moço e velho ao longo do dia.


Abandonado pela mãe ao nascer, o sujeito se aproxima das moças na esperança de que uma delas quebre o feitiço.


Conta-se que uma senhora viúva morava com suas três filhas. Um dia, umas delas começou a se sentir mal, com enjoos e cansaço. Todos pensavam que ela estava doente, mas na verdade, a menina estava grávida do namorado que havia sumido.


Por isso, ela decide ter o seu filho sozinha na mata. Quando o menino nasceu, ela o coloca numa bandeja de cobre e a joga no rio.


Ao ver o gesto da mãe, a Iara, guardiã das águas, fica indignada. Da sua ira começa uma grande enchente que cobre toda a mata e as casas do lugar, dando origem à lagoa de Parnaguá.


Passado algum tempo, os habitantes começam a escutar um choro de bebê vindo do fundo da lagoa.


Posteriormente, as lavadeiras que trabalhavam na beira da lagoa viam um menino pela manhã. Quando voltavam à tarde, davam com um homem adulto, de barba ruiva, que tentava beijá-las e abraçá-las. Por fim, ao entardecer, viam um velho com barba branca.


Era o “Barba Ruiva”, o menino que fora abandonado, mas acolhido pela Iara. Ele tenta desesperadamente aproximar-se de uma moça que seja corajosa para libertá-lo do seu encanto, jogando água benta sobre sua cabeça.

https://www.todamateria.com.br/barba-ruiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google

Postagens populares